Dicas

Quinua – Descubra os Segredos deste Grão
Dicas

Há milênios cultivado nos altiplanos bolivianos, este grão chega ao prato dos brasileiros confirmando seu alto valor nutricional. Rico em proteína de excelente qualidade, assim como carboidrato, gorduras do bem (ômega 3 e 6 ), fibras, vitaminas (principalmente do Complexo B, além da C e E) e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e manganês), a quinua torna-se um alimento com nutrientes essenciais, podendo ser consumida em todas as idades como importante complemento na alimentação de atletas, crianças, jovens, adultos, idosos, grávidas e lactentes.

É importante ressaltar que o carboidrato presente neste grão possui baixo índice glicêmico, portanto demora mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, evitando o excesso da produção de insulina – hormônio responsável pelo estoque de gordura e ainda garantindo todo o pique que necessitamos para a correria do dia a dia. A especialidade deste alimento é a combinação de aminoácidos (componentes da proteína), como lisina e metionina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção, sendo uma excelente fonte para fortalecer a imunidade, evitar anemia, melhorar a capacidade de memória, assim como, auxiliar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de tecidos e células. Para completar esta ficha nutricional, os atletas também devem incluir este poderoso cereal responsável pela reparação e manutenção dos músculos. Atuante na aceleração do metabolismo sua composição nos faz queimar mais calorias, ótima para quem busca o equilíbrio com a balança. As mulheres também podem usufruir desta iguaria, pelo seu teor de fitoestrógenos que amenizam os sintomas desagradáveis do período pré-menstrual e da menopausa. Pensa que acabou! Este grão ainda pode limpar as artérias, impedindo a deposição de gorduras maléficas, reduzindo o colesterol e protegendo o coração.

Vale lembrar que este grão não contém glúten, podendo fazer parte do cardápio de indivíduos com intolerância e essa proteína.

Depois de tantas informações, escolha agora a sua forma preferida de consumo, entre farinha, flocos, grãos e macarrão.

Bolo Quinua com Banana
Ingredientes:
½ xícara de farinha de quinua
½ xícara de flocos de quinua
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de fermento
2 bananas nanicas grandes e bem maduras
2 ovos
3 colheres (sopa) de óleo

Pré aqueça o forno. Misture a farinha com os flocos. Separadamente em uma tigela misture as bananas amassadas, os ovos, o mel, o óleo. Misture muito bem, em seguida acrescente a farinha e os flocos. Coloque em forma untada e asse por 25 minutos.

Camila Casuccio de Almeida
CRN 13578
Nutricionista Clínica Funcional

Outras Dicas:

» Alimentação na Terceira Idade

» Quinua – Descubra os Segredos deste Grão

Rua Maria Regina Giunco, 200
Caixa Postal 125
Cep: 13280-000
Bairro Bosque - Vinhedo – SP
Fone: (0xx19) 3876-6359
(0xx19) 3876-3517
Email:crdp@redebeneditina.org.br

COMO CHEGAR?

Reze Conosco

Aproxime-se do
Deus da vida!